Estímulos sensoriais: como incentivar o bebê a explorar o mundo

Como incentivar o bebê é um pensamento recorrente da família. Aqui você encontra dicas e até receitinhas para brincarem juntos.

Desde o momento do nascimento o bebê começa a receber os primeiros estímulos. É o ar que entra em seus pulmões, a temperatura do ambiente, o contato pele a pele durante a amamentação. E são esses estímulos que o faz descobrir o mundo, as sensações e ainda ajudam o pequeno a desenvolver seu cérebro.

O que para nós parece uma simples brincadeira, para o bebê é uma forma de aprimorar os sentidos: tato, paladar, olfato, visão e audição. Se você já está curiosa para saber como estimular o seu bebê, saiba que tudo o que está na nossa volta pode ajudar.

Um passeio no parque, as mãozinhas que passeiam pelas folhas, isso já é uma forma de estimular os sentidos do seu pequeno. Objetos simples, como fitas, caixas e até mesmo apetrechos de cozinha podem virar divertidas brincadeiras.

Para os bebês que já sentam e estão curiosos para descobrir o mundo com as mãos e com a boca, nós selecionamos receitas bem simples e que garantem a diversão. Para ajudar a conter a sujeira, aposte em tapetes impermeáveis, que facilitam na hora da limpeza.

Vamos brincar? Vem com a gente:

Massinha de modelar

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de sal
  • 1½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo (soja, girassol ou outro óleo comestível)
  • Corante comestível de cores variadas

Modo de preparo: Para preparar a massinha de modelar caseira, basta misturar os ingredientes na ordem da receita. Para colorir, coloque algumas gotas do corante da sua preferência.
Aproveite o momento para apresentar a textura e sempre supervisione a brincadeira.

continua após as imagens

  • Oferta!

Gel de chia para bebês

  • 1 xícara (chá) de chia
  • 3 xícaras (chá) de água
  • Corante comestível

Modo de preparo: Coloque a chia em um recipiente e adicione a água. Aguarde alguns minutos para hidratar. Use algumas gotas de corante para dar um tom diferente.
O gel de chia é uma espécie de slime natural. A consistência gelatinosa é diferente e oferece uma sensação geladinha e divertida para os bebês.

Tinta de iogurte

  • 1 pote de iogurte natural
  • Corante alimentício
  • Farinha ou amido de milho

Modo de preparo: Uma forma de preparar uma tinta guache segura para os pequenos é usar iogurte natural com corante alimentício. Se preferir uma receita mais natural, use um pedaço de beterraba ou cenoura cozida para dar cor. Suco com uma folha de couve garante um verde bem bonito.
Para ficar com uma consistência mais próxima da tinta guache, use farinha ou amido de milho para engrossar a mistura. A criança não vai comer, mas se for na boca, também não tem problema.

Arroz colorido

  • 1 xícara (chá) de arroz cru
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Corante alimentício

Modo de preparo: Em um saco plástico, coloque o arroz, o vinagre e algumas gotas de corante da cor de sua preferência. Mexa bem para que todos os grãos fiquem coloridos. Abra o saco e coloque em uma assadeira para secar. Depois de seco, está pronto para a brincar.
Fazendo com várias cores é possível criar diversas brincadeiras. Use potes e colheres para que os pequenos possam explorar e também brincar de transpor de um recipiente para o outro.

Com essas receitas você vai conseguir inúmeros estímulos envolvendo todos os sentidos além de muita diversão (e bagunça kkk).
Não esquece de marcar @aurorasenhora nas redes sociais quando fizer.

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Carrinho de compras