O que dar para a criança comer no carnaval

14/02/2020 1 Por Daniela Foltran

O que dar de comer no carnaval para as crianças pode ser mais simples do que você imagina.

Convidei a nutricionista Juliana Tavares para falar um pouco sobre esse assunto. Olha só que texto delícia e cheio de dicas que ela me enviou. 😉

Olá, como vai? Aqui quem digita é a Juliana, nutricionista.

Hoje o tema da nossa “conversa” será  carnaval, bebês e alimentação segura e saudável fora de casa. Esse feriado tão esperado pela maioria dos brasileiros está chegando e, com ele, nós mães começamos a planejar dar um passeio diferente com as crias; quem sabe ir num bloquinho infantil ou uma viagem em família para aproveitar os dias de folga. E aí logo pensamos na logística de tudo:

– E nossa nutri, já cansei!

É, eu também. Mas eu estou aqui para facilitar sua vida, pelo menos na questão alimentar.

Então, sem mais enrolação, hoje darei dicas para manter a alimentação saudável do seu filho fora de casa, em ambientes abertos, sem acesso a locais “babyfriendly” e afins.

Um conselho que dou é: organize-se com antecedência.

  • pesquise aonde vai;
  • como vai chegar;
  • se terá uma estação de trem/metrô próximo, já que ir de carro para onde tem muita aglomeração não rola e, também, ir de transporte público contribui para o meio ambiente, façamos nossa parte.

Se você for levar crianças para o carnaval, opte por blocos infantis que geralmente são muito melhores no quesito acolhimento para crianças e seus cuidadores, livres de bebidas alcoólicas e drogas.

Hidratação é a primeira e mais importante de todas as dicas! Leve de casa uma garrafa térmica grande, com água bem gelada, que dê para a família usar a mesma (leve copos reutilizáveis para não tomarem todos no “gargalo”). Uma garrafa só facilita a vida, assim todos estarão com água fresca disponível e não precisa se preocupar em comprar uma água de boa procedência na rua. Também diminui espaço na bolsa, que se tem uma coisa que pesa e falta espaço é bolsa de criança pra sair de casa, então … sejamos práticas!

Hidratação é a primeira e mais importante de todas as dicas!

Os melhores alimentos para levar no passeio de carnaval são:

  • frutas: opte pelas mais práticas como: banana, maçã, caqui duro, pêra;
  • oleaginosas: castanha do Pará, de caju, nozes, amêndoas;
  • frutas secas: tâmara, uva passa, damasco, banana passa e etc. (que é o que reina aqui em casa)

Por isso o planejamento é importante, para realizar compras de produtos específicos se for necessário, e no dia não ser aquela correria (mais do que já é de costume, né?).

Para finalizar, deixo como sugestão também de lanche saudável para o carnaval, aliás, para qualquer passeio ou mandar na lancheira das crianças: uma panqueca de banana que é sucesso entre bebês, crianças e adultos.

Panqueca de banana e amendoim

A receita foi adaptada por mim com base em várias receitas que já vi pela internet e pode ser consumida por bebês a partir de 8 meses.

  • Apta para intolerantes ao glúten (se usar aveia sem glúten)
  • Apta para veganos e alérgicos a leite, seus derivados e ovos.
  • E apta para quem gosta de comer! 🙂
  • Atenção: contém amendoim

Ingredientes

  • 2 bananas nanicas (também conhecida como caturra)
  • 1 col. sopa de pasta de amendoim integral sem açúcar (opte por marcas que tenham o selo ABICAB, o que garante a qualidade do amendoim)
  • 4 col. sopa de aveia em flocos (grossos ou finos)
  • 3 col. sopa de farinha de arroz
  • 1 col de sopa de semente de chia (excelente fonte vegetal de ômega 3)
  • Canela em pó a gosto

Preparo

Amasse as bananas em um prato, de forma que não fique amassada demais, é mais um “esmague a banana” e em seguida junte os demais ingredientes até que vire uma mistura homogênea.

Na frigideira antiaderente, use um fio de azeite para untar e faça pequenos discos da massa, com o auxílio de uma colher de sopa. Deixe dourar dos dois lados.

A quantidade de panquecas prontas vai depender muito do tamanho das bananas, mas em média 6 unidades médias. Armazene estas belezinhas em geladeira até o momento de sair de casa, se puder use potes ou bolsas térmicas para garantir a qualidade e o sabor.

Espero que tenham gostado das dicas, façam a receita e me marquem no Instagram: @nutri.jutavares que vou adorar acompanhar!

Bom carnaval a todos e todas!!

_______________

Acompanhe a série de posts da Nutricionista Juliana Tavares clicando na tag jutavares