Aprenda como praticar o Tummy Time com o seu bebê

Você sabe o que é tummy time?

É um termo em inglês para falar de um momento bem comum na rotina dos bebês: ficar de barriguinha para baixo. Muitos pais já praticam o Tummy Time, mas poucos sabem a importância de deixar o bebê brincando no chão.

O fato de mudar a perspectiva dos bebês é capaz de abrir um mundo novo de possibilidades e oferecer um grande salto para novas descobertas durante os primeiros meses de vida do seu filho.

Apesar de simples, a prática traz muitos ganhos para o bebê. O primeiro é, por funcionar como um verdadeiro exercício físico, o movimento fortalece a região do pescoço, do abdômen, dos braços e pernas. Essa preparação ajuda a deixar os membros cada vez mais prontos para os próximos marcos do desenvolvimento infantil.

Antes de começar a engatinhar, sentar e andar, o bebê precisa fortalecer os músculos correspondentes para ganhar autonomia nos movimentos. Por isso o tummy time ou o tempo de barriguinha para baixo é tão importante para os pequenos.

Bebê de 3 semanas de bruços nos braços do pai.

Quando começar a deixar o bebê de bruços?

Você já pode praticar o tummy time logo após o nascimento do seu bebê. Você pode começar deixando-o de bruços no seu colo durante alguns minutos, uma ou duas vezes por dia. Pode ser que o seu bebê reclame, mas é importante que ele fique nessa posição nem que for por alguns segundos.

Com o tempo, seu bebê irá se acostumar e você vai poder deixá-lo de bruços com uma frequência maior e por mais tempo. Quanto mais forte os músculos do pescoço, mais tempo ele vai curtir e poderá aproveitar a barriguinha pra baixo em um tapete de atividades.

Lembre-se de sempre supervisionar o seu bebê quando ele estiver de bruços. Se ele estiver muito agitado, tente novamente em outro momento.

Bebê fazendo Tummy Time na almofada de amamentação Meu Nani com o estímulo de brinquedos.

Como deixar o tummy time mais divertido?

As primeiras vezes de ficar de bruços pode ser desafiador para o bebê. Ficar de barriga para baixo pode ser muito divertido ou um pouco incômodo, mas tudo é uma questão de tempo. Para transformar esse momento em um tempo bem divertido, confira essas dicas:

  • Escolha a hora certa: o tempo será melhor aproveitado se o bebê estiver acordado e disposto. Dormir, só de costas, segundo órgãos de saúde da criança, nacionais e internacionais. Deixe a brincadeira para fazer durante o dia.
  • Prepare o ambiente: deixe o chão mais gostoso e protegido com um tapete de atividades. É importante usar um material que não seja fofinho demais, já que é melhor que a superfície firme esteja estável.
  • Eleve o rosto do chão: quanto mais novinho o bebê, menor a força no pescoço. Para evitar que o rosto do bebê fique em contato direto com o chão, utilize uma almofada para apoiá-lo, a almofada de amamentação pode ser utilizada nesse momento.
  • Deixe mais atraente:  brinquedos e mordedores que chamem a atenção de seu bebê, principalmente aqueles com cores bem alegres e vibrantes. Para estimulá-lo ainda mais, deixe em volta do bebê a uma pequena distância, para que ele comece a se esforçar para alcançá-lo.
  • O tempo certo: conforme o bebê cresce, esse tempo pode aumentar. Comece com poucos minutos e aumente aos poucos. Você perceberá que o pescoço começará a estar mais fortalecido e ele movimentará para explorar o ambiente visualmente.

Reforçando! Sempre supervisione o bebê quando ele estiver de bruços. 

Home Blog
Categoria:

Escrito por Daniela Foltran

Sou mãe de 3 meninas e 1 coelho. Cresci no sítio e vim sozinha para a selva de pedra. Defendo a amamentação e o fortalecimento dos vínculos. Acredito no desenvolvimento pleno da criança, no valor das oportunidades de experimentar cores, texturas, aromas e sabores. Luto pelo comer e brincar livremente sem sobrecarregar quem cuida, sem aumentar o trabalho e os cestos de roupas sujas. Minha missão? Espalhar autonomia e ajudar com o trato da a bagunça que todo esse aprendizado causa.
Carrinho de compras