Alimentos de Fevereiro

01/02/2020 0 Por Daniela Foltran

Descubra quais são os alimentos de fevereiro e priorize eles no momento da compra. Tenha menos agrotóxicos e mais economia na mesa. Aproveite e faça a receita delícia no final do post.

Dando continuidade à sequência de posts sobre a safra dos alimentos, esse mês começaremos também a publicar uma receitinha gostosa e nutritiva, para ser incluída no dia a dia de toda família. 

Lembrando que, consumir alimentos da época é melhor, pois recebem menores quantidades de agrotóxicos, têm um custo mais baixo e o alimento é mais saboroso.

Os alimentos da safra de fevereiro são:

  • Frutas: abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana prata, carambola, coco verde, figo, goiaba, jaca, laranja pera, limão taiti, maçã gala, manga palmer, nectarina, pera, pinha, pitaia, seriguela e uva rubi
  • Legumes: abóbora, pepino, quiabo e tomate
  • Verduras: acelga, alface, alho poró e gengibre

Vamos saber qual foi o alimento escolhido para a receita?!

Eu escolhi falar do abacate, um dos alimentos de fevereiro que adoro e rende ótimas receitas!!!

O abacate é uma fruta de alto valor nutricional, rica em gorduras de boa qualidade e ômega 3, além de ser fonte de vitamina E, C, B6, potássio e fibras. É uma fruta bem calórica sim, mas com nutrientes essenciais ao nosso organismo e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. 

Brigadeiro de Abacate (Mousse ou Sorvete)

faixa etária indicativa: a partir de 6 meses

  • 1/2 abacate
  • 1 banana madura
  • 1 colher de sopa de cacau em pó 100%

Modo de fazer: Amasse bem as frutas, você pode usar um mixer. Adicione o cacau e misture até obter uma massa bem homogênea.
O próximo passo depende da apresentação:

  • se for servir como mousse, já está pronto
  • caso queira servir enrolado, talvez seja necessário acrescentar um pouco de farelo de aveia para dar o ponto. Depois de enrolado, passe no coco ralado puro, chia ou cacau em pó 100%.
  • para servir como sorvete, só colocar a mistura em forminhas de picolé e levar ao congelador.

Bora fazer a receita! E depois poste a foto nas redes sociais e nos marca @nutrigrazibaladao e @aurorasenhora. Deixe lá também a sugestão de um dos alimentos de fevereiro para sugerirmos receitas.
Vamos adorar ver!

_______________

Nutricionista Graziela Baladão
Mestre em Ciências da Saúde – Fundação Antônio Prudente
Especialista em Oncologia Pediátrica – UNIFESP/GRAACC
Aprimoramento em Pediatria – Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)